Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, agosto 30, 2019

I-MO-JAH














































-----------------------------------------------------------
 ''Rockers from the land of Reggae''..
 I-Mo-Jah
O grupo,trio vocal I-Mo Jah foi formado por Phillip "Zalucas" Fullwood nos vocais principais e Cassandra Jenkins e Winston "Johnna" McKenzie nos backing vocais..
O 100º lançamento no Pressure Sounds é o brilhante conjunto de ''Rockers from the land of reggae''
por I-Mo-Jah'. Este álbum foi lançado originalmente em 1982 e nunca foi relançado desde então. É incrível como este álbum nunca foi disponibilizado desde o seu primeiro lançamento. Agora remasterizado e com faixas bônus. Uma versão essencial para todos os fãs de música raiz. I Mo Jah fez apenas um álbum e foi excepcional. A capa do encarte era uma ilustração desenhada à mão por Magnus Johnson, um dos principais artistas da cena hip hop de Boston e do rádio cult Dj. Mais tarde, ele passou a ser célebre artista na área de Boston.  Phillip Fullwood nasceu em Kingston, Jamaica, primo do baixista George 'Fully' Fullwood, antes de se mudar para a paróquia de Saint Ann e depois para Linstead, Saint Catherine,Jamaica. Talvez tenha sido a importância da história da região com a escravidão que o inspirou, mas como um jovem que andava pela comunidade nyahbinghi local, ele começou a perseguir o Rastafari. “Eu tinha doze anos antes de minha mãe cortar meus dreadlocks. Corte meu cabelo da minha cabeça. Eu não era rasta então, yunno. E depois de um tempo eu me tornei rasta porque estava saindo com caras como  Ras Michael And The Sons of Negus. ” A mudança para Saint Catherine deu a Phillip não apenas uma direção espiritual na vida, mas também amizades íntimas com dois jovens chamados Eric Donaldson e Freddie McKay. “Costumávamos brincar juntos. Freddie conheceu meu pai e eu e meu irmão. Eu conheci a mãe dele. Ela costumava montar um burro que vinha à cidade para o mercado e volta ao campo no dia seguinte. Ela era uma senhora de pouca sorte. Na verdade, não tinha nada. Então, eu e o Freddie nos tornamos amigos, não. A ocupação de Freddie McKay era pintor e fazia entretenimento ao lado. Ele era um bom ator de teatro, um bom dançarino. Eric Donaldson costumava ser um pescador. Ele morava em um lugar chamado Bog Walk. Ouvi dizer que ele tem um clube lá agora. Mas Freddie era meu amigo e ele adorava cantar. Costumávamos ficar perto do quartinho de Freddie. A namorada dele foi para a América e ela enviou uma foto dela de volta para ele. É por isso que ele canta 'sua foto está pendurada na parede'. Por causa dessa foto. E a música se tornou um sucesso. ”
A primeira incursão de Phillip na composição veio com "Old Joe" para Freddie McKay, lançado no álbum de estréia de Freddie para o Studio One.
“Você sabe como eu escrevi essa música? Meu pai era vereador e ele tinha um homem chamado Sr. James, ele era meio que deficiente. Ande nas mãos dele. Um dia, fui até lá e perguntei ao Sr. James: 'Olha cara, estou com fome, preciso de comida'. Você sabe o que ele me disse? "Filho, se você não pode comprar terras, não pode comprar pedra e, se não pode comprar carne, não pode comprar ossos". E ele estava comendo um bife na época. Eu comecei a chorar. Voltei para a casa de Freddie e havia um cara chamado Privy. Ele costumava tocar com os Soul Defenders. Eles estavam cozinhando e eu digo o que o homem me disse. E Privy disse: "você não conhece Joe e Job com o mesmo nome?" É por isso que Freddie canta: "Você não pode comprar terras se não pode comprar pedras. Trabalho antigo .Não quero o seu trabalho '. Yunno? É assim que me torno escritor. "
Phillip, agora inspirado a escrever poesias e letras de músicas, viajou pelo país vendendo literatura africana impressa em Londres, ganhando alguns centavos por cada publicação vendida. Em uma dessas viagens, ele conheceu o jovem Winston Rodney, também conhecido como Burning Spear, e logo estava escrevendo músicas com Spear e fazendo turnês como percussionista em sua banda. Nos Estados Unidos, eles gravaram 'O mundo inteiro quer ser livre' juntos, e também o primeiro vocalista de Phillip em 'Love Everyone', um desejo de amor e união. Seu relacionamento próximo com Burning Spear deu a Phillip uma visão valiosa sobre o trabalho em estúdio, e sua mudança na produção e mixagem foi inevitável, logo resultando na profunda autoprodução 'I Gave You My Word' em 1979, com arranjos e backing vocais de Winston Rodney .
Também em 1979, Phillip conheceu Winston McKenzie, com quem fundaria o grupo I-Mo-Jah.
"Imojah significa 'unidade' em suaíli. Costumava fazer estofados em uma sala que alugava em um pequeno salão de dança, e a mãe de Winston costumava viver do outro lado da rua da praia e foi assim que o conheci. Ele veio para a América quando tinha 14 anos. Ele também é de Saint Ann. E quando eu chegava à América, costumava ficar na casa dele em New Rochelle, Nova York.
Em 1982, Phillip se mudou para os EUA, onde o grupo I-Mo-Jah, iniciado na Jamaica, ganhou um terceiro membro com a vocalista Cassandra Jenkins.
“Cassandra morava no quarteirão. Ela é uma jovem americana, com apenas dezesseis anos na época. Eu estava na casa dos trinta. Acho que Winston McKenzie estava na casa dos trinta. Eu não sei onde ela está. Ela era uma garota legal. Ela costumava ir a Winston e sair. Seus pais também nunca aprovam que ela esteja perto de nós. Ela estava no reggae - alguns americanos entram nisso.
Enquanto estavam nos EUA, eles começaram a percorrer as faixas rítmicas que Phillip havia trazido com ele na fita mestra, decidindo quais regravar e criar novas músicas. As faixas de apoio apresentavam dignitários musicais jamaicanos como Sly e Robbie, Leroy 'Horsemouth' Wallace e Clive 'Azul' Hunt, e formariam a espinha dorsal do álbum 'Rockers From The Land Of Reggae'. Novos vocais foram gravados nos estúdios SFZ em Long Island e New Age Studio em Queens, com mais overdubs nos teclados e guitarra, e o álbum foi mixado por Phillip.
“Eles me dão o quadro e eu mesmo faço a mixagem. Não sei se sai bom ou ruim. Eu dei a Spear uma cópia do álbum e ele disse 'sim, parece bom'. Havia um homem que tocava música pelo rádio e Freddie McKay diz 'cara, eu ouço a música tocar no ar - você parece bom', e eu nunca continuo depois que Freddie McKay me diz que ouviu a música tocando. Eu nunca fui um cantor para dizer a verdade. ”
A capa marcante, em preto e branco com tipografia manuscrita verde, contava a história da Jamaica, com Arawaks supervisionando a chegada do navio de Cristóvão Colombo, Santa Maria, enquanto entre dois sistemas de som os dreads dançavam e fumavam um baseado sob uma árvore. A arte foi desenhada por Magnus Johnstone, pintor e DJ que apresentou o programa de rádio 'Reggae Mukasa' no WMBR, e mais tarde se tornaria o principal campeão da crescente cena do hip hop em Boston.
"Sim Sim! Ele morava em Roxbury, Massachusetts. Ele costumava ter um programa de rádio. Ele estava vivendo mais do lado negro..
Quando eu costumava ir à casa dele, costumávamos beber cerveja Guinness, fumar maconha e ele tinha uma sala grande com muita pintura. E fomos a uma galeria de arte uma noite e fiquei com medo porque havia muita gente branca. eu me acostumei com isso. Eu tenho muitos amigos brancos depois disso.
Com seu mix fora de cena e vocais excêntricos, o álbum I-Mo-Jah nunca foi destinado ao sucesso principal. Mas sua distribuição foi seriamente prejudicada por alguns eventos infelizes.
"Quando eu fiz 'Rockers From The Land Of Reggae', estava levando cerca de 500 discos para a Jamaica e me disseram que eu tinha que ter uma licença para passar pela alfândega. Eu fiquei de saco cheio e deixei os álbuns com eles. Eles queriam que eu conseguisse uma licença e todas essas coisas, e eu disse: 'Por que eu quero uma licença para trazer minhas coisas para a Jamaica?'. Eles disseram que não, então eu os deixo na alfândega. Eu não sei o que aconteceu com eles. Talvez eles os vendam. E isso foi o fim. Dou o restante para Chin Randy's no Queens da Jamaica para distribuir. "
E assim 'Rockers From the Land Of Reggae' logo desapareceram na obscuridade. Em 1983, Phillip Fullwood havia se estabelecido permanentemente nos EUA e praticamente se aposentado da música. Ao longo dos anos, alimentada em parte por sua extrema raridade, a reputação do álbum cresceu imensamente e as cópias originais agora custam um preço muito alto. Phillip está emocionado que esta reedição a exponha a um público maior.
“A vida acontece assim. Eu tenho filhos e netos. Sou apenas um cara pequeno que estava com Spear e apenas tentou fazer o meu trabalho, como todo mundo no ramo do entretenimento. Minha ocupação, meu passaporte, você sabe, diz animado. Desejando algo..
Créditos -
Backing Vocais – Cassandra Jenkins , Winston "Johnna" McKenzie
 Baixo – Aston "Family Man" Barrett, Eric "Bingi Bunny" Lammont, Errol "Flabba Holt" Carter, Robbie Shakespeare
Bateria – Eric "Fish" Clarke, Leroy "Horsemouth" Wallace, Sly Dunbar
Guitarras – Bertram "Ranchie" McClean, Eric "Bingi Bunny" Lammont
Teclados – Barry Weinstein, Bernard "Touter" Harvey, Clive "Azul" Hunt
 Guitarra Solo– Steve Goldstein
 Vocais principais – Phillip "Zalucas" Fullwood
 Percussão – Phillip "Zalucas" Fullwood
 Saxofone – Richard "Dirty Harry" Hall
Trumpete – Bobby Ellis
----------------------------
https://pressuresounds.bandcamp.com/album/rockers-from-the-land-of-reggae
----------------------------
https://www.discogs.com/artist/3317384-I-Mo-Jah
DISCOGRAFIA

Albums

I-Mo-Jah - Rockers From The Land Of Reggae album artRockers From The Land Of Reggae Jah Marcus1982

Compilations

I-Mo-Jah - Rockers From The Land Of Reggae & Words In Dub album artI-Mo-Jah / Phillip Fullwood - Rockers From The Land Of Reggae and Words In Dub Pressure Sounds2018

Nenhum comentário: