Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, setembro 17, 2013

BRIAN JAHN


















 ----------------------------------------------------------------------------------
 Sediado em Nova York,o fotógrafo Brian Jahn fotografou o reggae e o dancehall há décadas, como a captura de muitas lendas na lente quanto possível, a partir de Augustus Pablo para Ziggy Marley. Em 1998 ele publicou Reggae Island , uma coleção de suas fotografias das estrelas jamaicanas, juntamente com suas próprias histórias, contadas pelos próprios artistas e produtores.As fotos  de Jahn dos anos 1990 quase não deixam uma pedra sobre pedra dancehall ,pedimos-lhe para compartilhar algumas fotos exclusivas de arquivo com a gente e falar sobre como foi fotografar a era de ouro.  Então, como você começou como um fotógrafo profissional?  Eu estava interessado em fotografia na escola e eu estava filmando um monte de shows de rock na época, Black Sabbath, Todd Rundgren, Frank Zappa, Robin Trower, Rory Gallagher, todos os shows que vieram a pequena cidade da Pensilvânia, onde eu cresci . Na faculdade, me formei em fotografia de arte, e depois que me formei eu decidi que precisava se mudar para Nova York, que foi o centro de fotografia e música na época. Eu trabalhava auxiliando a maior parte do top publicidade e fotógrafos editoriais do dia e quando eu tive tempo eu estava indo para os clubes de reggae na noite tirar fotos. Uma vez que eu me envolvi no cenário reggae local, minhas duas paixões se fundiram, música e fotografia. De lá, eu acabei fazendo um monte de fotos promocionais para bandas, músicos e então eu comecei a fazer um monte de capas de CD para a maioria dos rótulos de reggae naquela época.  O que você usa para tirar, particularmente nas fotos aqui? A maior parte das minhas imagens foram tiradas com a minha Nikon F3T, mas eu levava duas outras Nikon comigo também. Uma história interessante, eu tive uma roubada de minha casa quando eu estava fazendo o meu livro. Eu precisava voltar, obviamente, então liguei para o meu amigo que era um Don local, expliquei minha situação, o detalhe, que estava na casa, que estávamos com, todas essas coisas. Dois dias depois, ele aparece com a minha câmera, o filme ainda dentro, eu tive que pagar uma pequena taxa, mas eu disse a ele que eu não queria saber nada sobre como ele a conseguiu de volta.  Você vê nesses dois dias, a câmera estava faltando, eu tinha várias pessoas perto de mim e juravam que não tinha nada a ver com a minha câmera em falta, todos eles foram me dizendo para dizer ao meu amigo que não tinha nada a ver com isso. Eu pensei que era engraçado porque eu não contei a ninguém que tinha sido roubado e ainda três pessoas vêm dizer-me que não a pegaram. Quando você começou a fotografar em Jamaica, eram já uma fã de reggae / dancehall?  Sim, eu estava ouvindo reggae desde meados da década de 1970 e, em seguida, me envolvi na cena reggae local, quando me mudei para Nova York, em meados dos anos 1980.  Quais são os seus próprios registros reggae favoritos?  Agora essa pergunta é a mais difícil, agora alguns dos meus hits favoritos são  The Melodians “Give Thanks And Praises”, Fred Locks “I've Got Joy”, Hugh Mundell “Jah Music” e “Humble Servant”,pelo grande guitarrista jamaicano Earl "Chinna" Smith. As letras de todas as músicas são apenas espiritualmente grande.  Então como é que você acaba atirando reggae e dancehall estrelas?  Eu tinha sido envolvido na cena reggae NYC local desde cerca de 1986, atirando shows em vários clubes, bem como imagens fotográficas do artista em alguns dos estúdios em Brooklyn. Ao fazer isso eu me tornei amigo de muitos dos artistas jamaicanos que vivem em Nova York, então eu estava fazendo mais e mais fotografias da cena de Nova York. Eu estava indo de partida  para a Jamaica em 1985, para o Reggae Sunsplash, e depois que eu tiro Sunsplash a cada ano por 15 anos seguidos, fotografar imagens para Synergy, o produtor de eventos. Até o início dos anos 90 eu tinha uma coleção bastante considerável de imagens, mas senti que precisam de uma compreensão mais profunda da cultura jamaicana e reggae, então fui para Kingston, para ver se eu poderia começar um negócio de livro. Eu tenho o negócio, não um muito bom (publicação jamaicano é como a indústria fonográfica), mas esse negócio me deu uma razão para mudar para a Jamaica, por isso mudou-se para Kingston por cerca de um ano para tirar fotos e fazer entrevistas para o livro "Reggae Island". Foi uma das melhores experiências da minha vida, fiz muitos bons amigos. Tem um monte de ótimas fotos.  Como você encontrar dancehall na fotografia?  Ele pode ser um desafio, especialmente porque a maioria dos lugares são tão escuros, que podem torná-lo difícil de fazer as imagens que queria. É muito divertido, porém, boa música, grandes equipamentos, é muito visual, com certeza.  O que havia no dancehall de 1990 que a tornou tão agradável a fotografia?  Ele ainda era um tempo muito vibrante, como é hoje e as vibrações ainda eram grandes, não muito maldade, ele só parecia ser uma vibe muito mais agradável naquela época. Na Jamaica, há sempre uma festa acontecendo em algum lugar.  Foi difícil para tirar fotos em dancehalls?  Não, não em tudo, as pessoas foram sempre muito boas, a parte mais difícil sobre tirar fotos em um baile é ficar até 6 da manhã. Foi sempre muitas cervejas, ervas e frango caipira para mantê-lo.  Por que você decidiu fotografar tantas fotos em preto e branco, quando as cores são tão vibrantes?
Eu costumava fazer muito essa pergunta muito Jamaica. Eu costumava levar algumas impressões de fotos em preto e branco no meu saco de câmera para que eu iria mostrar a essas pessoas ,para mostrar-lhes o que eu estava fazendo e eles diriam "Di verdadeiro Jamaica dat". Elas só pareciam boas para mim, como a fotografia old school, foi um ótimo lugar para fotografia, sol intenso, os lotes de sombras e texturas. Como Jamaica nada é apenas preto e branco, tem muitos tons de cinza. Eu transportei 2 câmeras comigo, um filme com cor e um com preto e branco, que eu estava coberto de qualquer maneira, mas eu tiro mais fotos preto e branco do que coloridas..
 Qual foi o melhor show que você tirou fotos ?
Um dos melhores foi, provavelmente, o 15 º aniversário do Reggae Sunsplash, em Montego Bay, todo mundo estava lá, Culture, Burning Spear, Bunny Wailer, Dennis Brown, Gregory, Third World, Mighty Diamonds, Sugar Minott, Aswad, Steel Pulse, Maxi Priest, Super Cat, Buju, Lucky Dube, que foi uma vez e um show de vida, não havia como 100 artistas que realizou. Foi também 20 anos de independência da Jamaica, bem como 100 o aniversário de Haile Selassie por isso era bastante o evento de fato, eu nunca vou esquecer isso.
Outro show foi Hope Gardens, em Kingston, foi um pequeno show que Bunny Wailer colocou com Bunny, Ijahman Levi e eu acho que Michael Rose também estava lá, havia apenas 150 pessoas lá, mas foi incrível. Eu não podia acreditar que havia tão poucas pessoas o show foi incrível.

Qual é a sua própria fotografia pessoal favorita?
Provavelmente minhas imagens Augustus Pablo acima, ou algumas das imagens que tirei em um baile country que Joseph Hill convidou-me . Uma dessas imagens tornou-se um dos meus com imagens mais pedidas ", Country Deejay",abaixo, é uma imagem icônica jamaicana do dancehall country, muito zinco, bambu, fios, plataformas giratórias, deejays e cerveja. Essa imagem em particular foi tirada cerca de 7 ou 8 da manhã, quando o o baixo ainda estava batendo e a música ainda estava forte.

Você acha que essas fotos ainda estão em demanda?
Sim, muito mesmo, eu estou sempre recebendo pedidos de imagens, eu acabei de enviar algumas imagens para um próximo "Encyclopedia of Reggae" livro que sai mais tarde este ano.
Você, obviamente, conheci um monte de estrelas e personagens do dancehall ,o jovem Buju Banton, Shabba Ranks, Tiger - você tem alguma história de conhecê-los?
Shabba nunca teve muito a dizer, apesar de sua presença de palco, ele era um cara muito tranquilo. Tiger foi muito engraçado, ele tem um grande senso de humor. Existem vários artistas, que deve permanecer anônimos, que são bastante assustador para dirigir. Tenho seguido Buju desde que ele começou e fotografou-o muitas vezes ao longo de sua carreira, é realmente uma pena o que aconteceu com ele, desejo-lhe o melhor em sua situação.
 Buju Banton
Eu vejo que você fotografou em alguns famosos estúdios - Bunny Lee, Bobby Digital, no Tuff Gong etc ... você estava lá quando as melodias famosas estavam sendo gravadas?
Claro, quando você está no estúdio você está sempre se perguntando (assim como o artista é) "este vai ser um sucesso". Eu esqueço o que a maioria das músicas eram agora, eu passei tanto tempo nos vários estúdios. Eu recebi as imagens de um muito jovem careca Buju Banton no estúdio (Penthouse), com Wayne Wonder quando eles estavam colaborando com a canção "Movie Star" , que se tornou um enorme sucesso na Jamaica. O engraçado é que às vezes você não quer ouvir a música mais uma vez que você ouviu mais e mais e mais no estúdio, você se cansa dela e a esquece..
Você capturou tantos momentos, mas houve algum momentos JA que, por alguma razão, não capturar em filme e você gostaria de ter?
Claro que, muitas vezes, no estúdio e um artista ou outro não querem fotos tiradas, você sabe que está perdendo algumas boas imagens, mas você tem que respeitar o seu pedido. Houve também várias ocorrências policiais de eu gostava,e poderia ter sido capaz de capturar.
Em seu blog ele diz que Hellshire é o seu lugar preferido para fotografar?
É, eu adoro a praia e eu adoro peixe assado. É um lugar muito visual, old school Jamaica, grandes pessoas e só tem um grande vibe, é apenas um ótimo lugar para ir para um dia em que você quer sair de Kingston , nadar e relaxar. Eu costumava fazer  algumas fotos de bons artistas lá também e sempre tivemos muita diversão.
Então você acabou de fazer um livro, 'Reggae Island', onde você deixa a produtores falando por si ", o que era o conceito por trás disso?
Quando eu fiz "Reggae Island" a idéia principal era fazer com que as pessoas falam por si. Antes do meu livro tinha havido uma série de críticas sobre as pessoas "brancas" (ou seja, jornalistas) que descem à Jamaica para contar a história sobre a música reggae. Eu decidi evitar dizendo que para os artistas eu vou imprimir o que eles dizem, praticamente inédita e todos eles gostaram da idéia, então eu acho que me ajudou um pouco. Alguns artistas se sentiam capazes de falar mais livremente, eu acho. Perguntei a maioria das pessoas da mesma série de perguntas, sobre a forma como a música mudou com o início da revolução digital em reggae e como a música tinha mudado desde Bob Marley tinha falecido 10 anos antes. Foi interessante a variedade de respostas que recebi.
 Tiger
Qual foi a melhor parte de fazer esse livro?
A melhor parte estava começando a conhecer seus artistas favoritos, as lendas, ícones, sendo capaz de sair e comer com eles, fumar erva e apenas ouvir a todos os seus grandes histórias que eles tinham. Eu também adorei todas aquelas horas em profundidade longas conversas sobre Rastafari, foi muito esclarecedor.
Você ainda fotografa artistas de reggae?
Sim, sempre que tenho a oportunidade.
Além de seu próprio trabalho, como você acha que Jamaica e o dancehall foi definido pela cultura visual?
Dancehall sempre foi uma cultura muito visual, o cabelo, as roupas, ele pode ficar muito escandaloso. Alguns também é esperado para ser percebida como ultrajante pela forma como ele é retratado em vídeos. É difícil dizer exatamente como ele está definido, mas ele criou uma série de tendências que se espalham por todo o mundo.
Qual foi a parte mais difícil de executar o seu trabalho?
A parte mais difícil foi o  aspecto da Jamaica "em breve", você tem que se acostumar a ficar esperando, eu esperei semanas ou mesmo meses para obter a foto que eu queria. Eu costumava sair com Bunny Wailer, muitas vezes, enquanto ele estava no laboratório de mixagem, e cada vez que ele ia adiar a entrevista e dizer algo como: "um outro tempo, o tempo não agora." Eu finalmente acabei fazendo a minha entrevista às 2:30 da manhã no estúdio, e só porque eu e minha bredrin estávamos em nosso caminho para casa de um clube de uma noite e nós atrasamos, porque tivemos um pneu furado e estavam perto e precisava para puxar um lugar para mudá-lo. Nós fomos lá trocar o pneu. E em unidades com Jah B para ver se alguém estava no trabalho de estúdio, eu o vi e fui até lá e disse a ele que estava saindo no dia seguinte e tínhamos que fazer a nossa entrevista agora, ele concordou, então eu entrevistei-o quando estávamos sentados em seu carro às 2h30 da manhã.Bunny é uma pessoa interessante para conversar isso com certeza.
O outro grande problema é que há tanta coisa para fotografar na Jamaica, e você não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo, acabava sempre perdendo alguma coisa e isso foi muito frustrante para mim.
Como você se sente que as coisas podem ter mudado desde que você começou e agora - na Jamaica, em reggae?
As coisas na Jamaica mudaram tão rápido, às vezes eu fico impressionado, eu volto para o passado e é todas as palavras e frases novas . A violência diminuiu um pouco por isso é ótimo.
O problema com um monte de artistas, embora não com todos, a música tornou-se culturalmente vago, eles perderam muito respeito pelas raízes, muito sobre a vaidade e não a humanidade o suficiente. A quantidade de artistas do dancehall hoje em problemas com a lei também é preocupante, pois um artista hoje em dia, com tudo o que está acontecendo que você precisa ser um exemplo positivo para os jovens de hoje, não projetar uma imagem de criminalidade, mas isso é apenas a minha opinião.
Música Reggae sempre estará lá para elevar as pessoas e dar-lhes esperança e orgulho, afinal, como dizem, "A música sozinha viverá".
------------------------------
 http://www.brianjahnphotography.com/
http://shimmyshimmy.co.uk/2012/06/18/shimmy-shimmy-interview-brian-jahn/

Nenhum comentário: