Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, maio 06, 2014

GRANDES COLECIONADORES DE REGGAE





























-----------------------------------------------------------------------
Eu estava falando com um companheiro do reggae mais cedo e ele perguntou sobre a coleta de registros, e queria saber quem eram os maiores colecionadores de reggae do mundo. Eu pude dizer-lhe que sabia de grandes colecionadores no Reino Unido como Jah Reel, Steve Barrow, Mark Lamarr, Chris Lane, Roger Dalke e o saudoso Studio 1 Pete. Claro, nos EUA há Roger Steffens (sua imensa coleção nas fotos,mas parece que Steffens recentemente vendeu seu precioso ´tesouro´) e DJ Sapatoo, Tommy Skataro no Japão também,e alguns grandes colecionadores no Brasil,como o saudoso produtor de reggae Geraldo Carvalho (Curitiba-Pr-amigo de Roger Steffens, teve sua fabulosa coleção vendida depois do seu falecimento),o lendário Serralheiro no Maranhão e Gianni Zion do grupo Rebel Lion,no Ceará....
Da Jamaica,pátria mãe do reggae tivemos grandes colecionadores como Herbie Miller os donos de sound-systems  Clement Dodd (The "Downbeat") e Duke Reid( The "Trojan"),os donos de grandes selos,como Chris Blackwell,ex Island,e DJs de rádios pioneiros,como Don Topping..
Don Topping é o DJ de reggae de rádio número 1 na Jamaica..
Foi ele que fez o papel de Numero Uno,o DJ do filme Harder They Come,de Jimmy Cliff,que se recusou a tocar o disco de Ivan O. Martin....
 Pela cena do soul pessoas sabem quem são os jogadores principais, mas parece que no mundo do reggae muitos dos principais jogadores permanecem anônimos especialmente os coletores japoneses.Com relação aos japoneses, eu ia dizer que você não vê esses caras em fóruns por causa da barreira da língua ,mas também lá não estão sozinhos nesta placa, temos pessoal da maioria dos países na Europa, mais as pessoas do Oriente Médio, América do Sul e algumas do continente asiático (Singapura, Tailândia),e o inglês não é sua primeira língua. Fora isso eu estou atirando no escuro... Eu sei que tem um cara na BAF em Tóquio, no Japão ,mas acho que ele é Brit. E Tommy Skataro, mas que eu acho que é um rapaz americano, certo? Seria bom ter uma retrospectiva sobre como a música se tornou tão grande lá atrás..
Olivier Albot na França tem uma enorme coleção. Druweed no Japão também é outro. A conexão Jamaica/ Japão é óbvia quando você ouvir determinados instrumentais de ska: eles pegaram emprestado aquela vibe asiáticos de acorde menor e até mesmo melodias. Só acho que ´Ringo´, um sountrack de um filme japonês ou aquela canção japonesa ´My Girl´ por Lloyd Clarke. Suponho que também houve essa confusão cultural dos chineses J'cans = chinês/japonês, quem se importa?..
A distância fez o resto. Quanto bandas japonesas serem influenciadas pela velha escola de vibes jamaicana , bem, eles seguiram o mesmo caminho na outra direção, acho que LLapischhh e The Ska Flames que começaram em meados dos anos 1980. Gaz Mayall também desempenhou um papel importante lá com seus DJ sets e sua banda The Trojans. A língua japonesa também nos termos de rocksteady muito forte,especialmente para cantoras.Isso foi mais ou menos as bases para uma cena forte que tende a confiar menos nos jamaicanos hoje em dia: após a crise econômica de alguns anos atrás, a cena japonesa tornou-se mais egocêntrica e menos artistas da Jamaica são contratados em uma base regular (especialmente na cena dancehall, onde todos os artistas até à data e até mesmo "falhados" ou veteranos costumavam fazer a ronda lá até o final dos anos 1990.A cena local ainda goza de um elevado grau de popularidade: sons, Djs (de difícil de exportação), cena de um charmoso e escusado lovers rock será dizer, uma velha escola muito boa, onde não há sangue novo chegando regularmente, embora grandes artistas às vezes vem á tona (The Determinations vêm à mente). Seja qual for o estilo estrangeiro, os japoneses frequentemente entram profundamente no assunto, também pode ser um traço da sua identidade: quem você admira um mestre, você tem que chegar mais perto da sua arte ou ofício que puder, como uma homenagem, para não adequado a seus méritos (o conceito de "wannabe" não é realmente aplicável). Isso ,além da barreira de linguagem (não tantas pessoas japonesas falam o inglês!) ,pode-se explicar por que tão poucos japoneses são reconhecidos além de suas fronteiras: aqueles que conheci eram humildes, ou mesmo tímidos, de uma forma incrível. Eu tenho um bom número de registros japoneses em casa, e devo dizer que, se fossem pessoas do mundo anglo-saxão, seriam muito mais famosos. Alguns pode dar muito dinheiro pelas suas coleçoes! Esta é uma das razões porque eu nunca vou recusar tocar do CD se eu sou convidado para dançar: porque eu vou ser muito feliz em tocar japonês tunes letais (entre outros, não faz parte das fontes das músicas jamaicanas "habituais"),e não se esqueça o fato de que existem muitas músicas exclusivas em prensagens japonesas!....
-------------------------------------
 http://djgreedyg.proboards.com/thread/8828

Nenhum comentário: