Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, agosto 30, 2014

DENNIS ´´JAH D´´ FEARON



















-----------------------------------------------------------------------------
O músico jamaicano conhecido como 'Jah D' em sintonia com o piano. Dennis 'Jah D' Fearon ri quando se lembra do momento em que ele concluiu: "Eu tenho uma esperança na música." Depois de tocar o órgão de boca quando ele tinha uns cinco ou seis anos de idade, Fearon perdeu o instrumento no Hope River..  Fearon usava para tocar com os The Skatalites, e viu pessoas como Jackie Mittoo tocar piano, por isso, quando ele perdeu o órgão de boca, ele disse à sua mãe que queria aprender o "órgão de dedo''. "Não sabia que era na verdade o piano,e naquele tempo,chamavam de órgão de dedo", Fearon disse, rindo novamente.  Assim, eles me levaram para a Orange Street aos 14 anos para aprender a tocar em uma loja de piano. O cavalheiro disse que não podia ensinar, mas aprender a corrigi-lo pode ensinar a aprender a tocar."  Essa passagem na loja Cosmopolitan foi o início de relacionamento ao longo da vida de Fearon com o piano, que continuou com um número de pessoas que reparavam os instrumentos, Fearon disse que ele aprendeu mais do que um deputado Kennedy em Bancroft Hylton. Fearon defini-se como "um técnico de piano, arranjador e compositor de música", e ele não apenas repara pianos, mas também os sintoniza . Habilidade única - "É uma habilidade muito original. Você tem o piano, o piano de cauda. Eles têm ação diferente, e você tem que ser muito mais forte. Leva a vida inteira para aprender", disse ele. "É preciso 20 anos para aprender a ser um bom técnico de piano . Eles sempre dizem que esta é uma profissão que um homem não pode roubar, você tem que aprender isso." Também é uma habilidade que requer intensa concentração prolongada, Fearon disse: "Você recebe 500 choques por segundo quando você sintoniza um piano. Você tem que estar de bom humor. Às vezes alguém me chama (para afinar um piano) .Eu tenho que ter certeza que meu humor não está baixo, a noite antes preciso ter certeza de um bom sono para que eu possa funcionar. É três, quatro horas recebendo esta coisa boa. Em cima e para baixo e voltando. É concentração constante. "  Ferramentas especiais  --Fearon usa ferramentas especiais, incluindo um ajuste de martelo, flange e cunha. E, se Fearon tem os componentes necessários, diz que pode fazer um piano.  No entanto, ele ressalta que "Há tanta discriminação como deve ser um ajustador de piano. E sou o primeiro Rastaman a fazer isso também. Lembro-me de Mortimer Planno apertar a minha mão em King Street ,e dizer sim, Rastafari tem um afinador de piano."  Houve um momento em que ele ajustou pianos para estúdios superiores, tais como Channel One, Tuff Gong, Dynamic Sounds e Harry J , mas uma vez que o instrumento eletrônico assumiu o processo de fazer música que também não destaca o piano." No entanto, existe um outro mercado estável, como Fearon diz, muitas casas ainda têm. Eles dizem que você não pode aprender no piano eletrônico. O piano é o instrumento que traz essa força no dedo. Ele tem esse peso na teclas ".  "Eu costumava sintonizar com o baixo do Robbie (de Sly e Robbie) e Flabba Holt antes deles chegarem ao afinador eletrônico", disse ele. O envolvimento de estúdio do Fearon vai além da afinação do piano, enquanto ele tocava em várias sessões. "Eu costumava ficar algum tempo no Studio One de Coxsone para uma sessão ,eu fazia um monte de gravações para GG, eu costumava fazer 10 músicas por dia para Joe Gibbs, Fearon disse, desfilando algumas das pessoas com que ele  tocou- Culture , Dennis Brown, Gregory Isaacs.  Fearon fez uma turnê pela Europa e 20 dos estados dos Estados Unidos com a Culture, mas Fearon diz que foi um monte de risco e sofrimento. "Você não recebe nada. Você chega a algum lugar tão frio que em algum momento todos sentem as pontas dos dedos congelarem. Você toca tanto que sangue sai do seu instrumento", disse ele.  Fearon tem gravado um CD, Jamaica Diamond , com o seu filho, o produtor Dia, bem como os álbuns instrumentais The Garrison Touch e Therapy. "Eu posso tocar instrumental para você a partir de agora até amanhã. Às vezes eu não posso tomar outras pessoas com música, então eu faço a minha própria", disse Fearon.  Se o mundo ouvir e gostar delas fico satisfeito, é assim...
 ----------------------------------
 http://jamaica-gleaner.com/gleaner/20110128/ent/ent4.html
------------------------------------
DISCOGRAFIA
Álbuns
Jamaica Diamond
 The Garrison Touch
 Therapy

 http://www.discogs.com/artist/430576-Dennis-Ferron

Singles , EPs

 


Doc. Alimantado*, Dennis Ferron - Tribute To The Duke / West Man Scank(7", Single) Ital Sounds none 1976

Nenhum comentário: