Translator

By Ferramentas Blog

sábado, fevereiro 24, 2018

A IGREJA de ABUNA YEMATA

------------------------------------------------------------------------------------
A Igreja de Abuna Yemata ,também conhecida como Abuna Yemata Gut fica nas Montanhas Gheralta (Gheralta Mountains) ,Etiópia,na região de Tigray..
Hawzen, Etiópia, setembro de 2017 ..
Acordamos aos sons dos pássaros chilreando e pequenos insetos ganhando vida após a noite. Não podíamos acreditar o quão bem a nossa casa de pedra estava mantendo o calor, porque quando abrimos a porta, vestida com shorts e pronta para receber o dia, uma brisa fria cheia de ar de montanha atravessou o chão e deu a pele em pálido.
 NAS MONTANHAS GHERALTA : O filme de viagem de nossa época em Tigray foi possível graças a Gheralta Lodge e ETT .As igrejas de Tigray são famosas pela sua localização pitoresca, bela história e dificuldade de alcançar. Enquanto algumas deles são uma unidade ''off-road' e uma caminhada de 5 minutos até as escadas de pedra, outras exigem caminhar por horas, escalar prateleiras verticais de pedra e a capacidade de testar seu medo de alturas!  Embora não sejamos muito religiosos, encontramos lugares históricos muito em movimento, e se você pode adicionar um lado aventuroso, o que seria escalar, estamos definitivamente preparado para isso. Cercado por belas paisagens e os motivos do lugar em que ficamos, Gheralta Lodge , estávamos em um clima estranho, admirado de tudo ao nosso redor - incluindo as maravilhosas cabanas de pedra projetadas para misturar-se com a natureza. Depois da nossa primeira noite perto das Montanhas Gheralta, estávamos prontos para conquistá-la..
 Gheralta Lodge patrocinou nossa estadia e guia enquanto visitava as Igrejas do Tigray, enquanto a ETT nos forneceu um motorista e um carro, pelo qual agradecemos.
Compramos os ingressos para Abuna Yemata (150 birr cada) - o escritório é simplesmente um pouco de sombra sob uma árvore velha .O carro nos deixou perto de uma enorme árvore que nos deu um bom intervalo das 9h do sol ,não havia vestígios da brisa da montanha que nos acordou mais cedo esta manhã. Nosso guia partiu primeiro, seguimos e, atrás de nós, o padre que abriria a porta e alguns escoteiros que conheciam a área muito bem.  Apenas 10 minutos na caminhada até o caminho rochoso e íngreme, já estivemos sem fôlego. Os caras locais já estiveram na nossa frente, conversando alegremente enquanto tentávamos nos comunicar entre as respirações profundas. A paisagem era incrível, porém, entramos lentamente na área que estava sombreada pelas rochas do penhasco apontando mais de 300 metros no céu. Quando nos voltamos, tivemos a vista panorâmica das aldeias abaixo, Gheralta Lodge e a cidade de Hawzen. Os gritos dos abutres, que voavam acima de nossas cabeças, nos fizeram sentir como se estivéssemos selvagens e nós só podemos contar com nossas pernas para nos levar a lugar algum.
Enfrentando a Parede:Andando na borda,chegamos ao ponto em que o caminho terminou e nos deparamos com grandes rochas íngremes que estavam entre uma grande rocha vertical que disparava até o céu e um desfiladeiro profundo, que realmente não gostaria de cair! Descansamos para respirar e esfriar à sombra. Tivemos que nos preparar mentalmente e encontrar a força em nossos braços. Eles agora seriam uma parte vital de toda a experiência de escalada. Nosso guia nos disse que esta parte ainda não era muito difícil, então não precisamos dos arneses ou cordas ...
"O que é difícil para ele então?" Eu pensei. Meu coração estava latejando de medo quando estava equilibrando cuidadosamente cada passo nas rochas. Então nos levamos para uma borda rochosa que era larga o suficiente para colocar um pé sobre ele e o pior chega ao pior, você pode se inclinar para a rocha do lado, pois não estava completamente vertical. Estávamos bastante altos então, então nossas cabeças giravam um pouco por causa da altitude, ou talvez medo, quem sabe! Fizemos com segurança uma superfície de tamanho decente onde as rochas eram planas e algumas árvores estavam crescendo para fora das fendas. Não importa as rochas verticais com as quais nos enfrentamos antes , estávamos de pé diante de uma parede de rocha totalmente vertical e dificilmente podíamos notar recantos ou recantos que nos ajudassem a chegar ao topo, mas o padre acabou de sair e acenou para nós uma vez que ele já estava no topo ...
Sapatos para fora: Onde 'as escadas' começaram ,pegamos nossos sapatos para obter uma melhor aderência. Os escoteiros nos ajudaram com os arneses e nosso guia subiu ao topo para garantir com as cordas. Eu fui primeiro e não me lembro muito dos dois minutos de escalada porque minha cabeça e meu coração estavam apenas latejando de medo. Sim, eu tinha cordas e o arnês, mas se meus braços ou pernas estivessem fracos demais e eu não conseguiria segurar meu corpo nos moldes e cachimbos desgastados nas rochas, eu simplesmente iria saltar da parede da rocha ,este não seria o melhor cenário. Cheguei ao topo, mas para minha surpresa ,não foi o fim. Depois de respirar e Zach se juntar a mim, caminhamos sem as cordas, seguindo o padre, que subia as grandes pedras à nossa frente. Ele nos mostrou sua técnica em um lugar difícil, onde tínhamos que nos virar e levantar-se colocando nossos cotovelos firmemente entre as pedras, de modo que nossas pernas pudessem alcançar uma rocha que nos levaria ainda mais alto. Eventualmente chegamos ao lado ocidental e conseguimos ver a grande rocha em que Abuna Yemata foi esculpida. Nosso guia mais uma vez saltou para o topo, garantiu as cordas, e agora precisamos subir uma rocha íngreme com dois abismos de 150m em ambos os lados. Finalmente conseguimos e um cara de um grupo de amigos, que nos alcançou, estava gritando perguntas se tinha sido difícil. Nós não queríamos assustá-lo, mas sim ,era assustador!  Encontro Emocional: Nós ficamos surpreendidos com quão bem as pinturas dentro de Abuna Yemata foram bem preservadas!  Uma vez que caminhamos sobre uma outra prateleira de pedra, chegamos a uma caverna onde a Igreja estava localizada. Nós fomos os primeiros no topo, então o padre teve que desbloquear o portão para nós. Nós seguimos suas vestes brancas e a escuridão lentamente iluminada com a única luz que vem da porta de madeira aberta atrás de nós. Vimos algumas colunas de rocha e todas as paredes e tetos cobertos por pinturas. Elas pareciam ter sido pintadas ontem , suas cores eram tão vívidas e tudo estava claramente visível. Nos sentamos no meio e ouvimos a história de como a Igreja foi pensada para ter sido criada. Eu não podia acreditar que estávamos olhando sob as pinturas há mais de 500 anos, intocadas e tão vibrantes. Meus olhos se encheram de lágrimas e imediatamente me aborreci comigo mesmo - por que diabos eu queria chorar ?! Talvez porque era tão difícil chegar lá e a recompensa era incrível? Talvez porque era a primeira coisa ,essa antiga, que era tão bem preservada e não tocada por mais ninguém senão o criador? Quando nosso tempo no interior acabou, eu disse a Zach que anteriormente eu senti vontade de chorar e, para minha surpresa, ele disse que sentia exatamente o mesmo! Talvez seja o que Abuna Yemata simplesmente faz para você. ..