Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, abril 02, 2014

EMPRESS RASHEDA (Sister Rasheda)























---------------------------------------------------------------------
Como muitas pessoas primeira vez que ouvi a voz de Millernese Richards,mais conhecida como Sister Rasheda vindo dos alto-falantes na atmosfera da igreja como de uma dança de Jah Shaka. Era um som tão celestial e assombração que eu possa ter sido em Londres, mas a voz parecia vir para mim a partir de um lugar bem mais espiritual.  Ela está gravando desde o início dos anos oitenta e sua saída esporádica incluiu alguns dos hits clássicos do Reino Unido  das Raízes. Como uma artista cult em um cenário underground, sua entrega é considerada como o estilo vocal feminino por excelência. Sister Rasheda,independente, espiritual e misteriosa, Rasheda é as Raízes do Reino Unido.  Eu queria entrevistar Rasheda porque eu senti que eu sabia muito pouco sobre ela. Embora suas gravações têm tido um impacto enorme eu sabia muito menos sobre ela do que as outras figuras chave na música. As respostas iniciais para os meus pedidos não foram promissores. Vagas evasivas de e-mails voltaram de uma fonte sem nome em seu rótulo. Mas as coisas mudaram rapidamente. A súbita explosão de mensagens de texto mínimo e bastante enigmáticas deixe-me saber que Rasheda estava pronta para falar. A próxima noite eu me encontrei em uma sala de ensaio sem janelas em oeste de Londres para discutir tais registros clássicos como 'Only Jah Worthy', 'Give Jah Praise' e 'Hail HIM'. Como o incenso misturado com a fumaça de ervas decididamente real, Sister Rasheda estabeleceu o manifesto por trás de tais músicas.  "Não é tanto um físico como uma batalha espiritual. Nós estamos procurando para entrar no reino dos mais altos e você tem que ser ´´Ini-Tating´´ no espiritual desta ´livity´. Luta contra todas as iniqüidades e maldades que surgem em seu caminho tentando para mudar o seu caráter e moldá-lo em algo diferente do que você deve ser, um anjo do Altíssimo "  Todas as três destas canções foram produzidas em conjunto com Russ Disciples numa altura em que o número de etiquetas colocando para fora música das Raízes era extremamente limitada. Tendo tido músicas liberadas por Mad Professor, Jah Shaka e Twinkle Brothers, Rasheda já tinha esgotado a lista. Ela e Russ ambos vieram a perceber que eles teriam que tomar a iniciativa, se eles estavam indo para obter mais música gravada e lançada.  "Eu pensei por um tempo que eu tive que sentar e esperar para que os produtores vêm e me observam. Mas por que eles? Especialmente se eles não ouvem nada de você em um longo tempo. Eles não sabem se você pode cantar agora ou o que, se você tiver quaisquer vibrações ou o que está acontecendo no seu canto. Os produtores estavam ocupados e as pessoas só irá ajudá-lo quando você se ajudar ,mantenha as vibrações fluindo, isso é o que eu aprendi. "  Nesta filosofia pega em abundância no início dos anos noventa, Rasheda foi introduzida para Russ por Jonah Dan . Juntos, eles produziram 'Only Jah Worthy' e 'Give Jah Praise'.. . Ambas as músicas foram hinos do sistema de som antes de ser lançado como um  single 12 " na própria etiqueta do Rasheda. Isso levou a Roots Records para o lançamento, a mais rara de todas as mercadorias para o mercado Raízes Reino Unido. Um álbum de uma artista única plenamente realizada". Hail HIM 'ainda é considerado como uma das realizações de pináculo do gênero, e o single 12'' foi outro grande sucesso do sistema de som. Foi neste momento frutífero que ela conheceu o grande Augustus Pablo, que a convidou para ir à Jamaica para trabalhar com ele e aprender.  "Eu realmente aprendi alguma coisa, indo para a Jamaica. Quão rápido os movimentos de música eu não poderia perder o meu tempo quando eu estava trabalhando, mesmo porque Pablo, sua boca não foi fácil, você sabe que ele costumava me perguntar." Você está com medo da canção?  Você não escrevê-la? É a melodia muito grande para você? ..."Ele costumava dizer coisas assim para mim no estúdio! Eu tive que me recompor. Você olha para os outros jovens que vão para estúdio e imediatamente eles estão prontos. Enquanto eles estão esperando lá fora eles estão arrumando suas próprias letras. Estou sempre escrevendo músicas na minha mente e eu não colocá-los no papel até que depois de terem sido gravadas. Ou você é certo para isso ou você não é . "  Mais uma vez Rasheda teve a clarividência ea independência para garantir que ela estava produzindo sua própria música na Jamaica em vez de confiar totalmente em Pablo.  "Foi quando Pablo convidou-me para ir a Jamaica que eu construí 'I An I No Fear'na Music Works. Antes que eu fui eu salva e enviado o meu dinheiro, para que eu pudesse ir e uso em estúdio.'I An I No Fear', lançado recentemente em seu rótulo, é interessante porque utiliza letras que se movem além do puramente espiritual e faz referência à sociedade. Rasheda evita o tema comum de "jovens se desviaram ', e fala dos jovens retornando a justiça.  "É difícil para os jovens e que será sempre áspero enquanto não há igualdade. Eu não gosto de bater para baixo de jovens. Eu não gosto nada disso. É por isso que eles são do jeito que são. Sim os jovens precisam de orientação, mas não vai funcionar se você continuar batendo neles. Aprendi com a experiência através trazendo a minha mesmo, que você tem que confiar neles. Com a sua orientação de que vai encontrar uma maneira. Você encontrou uma maneira e então eles vão. Então eu digo "os jovens irão se reunir e raciocinar mais sobre o Pai", porque eles fazem dentro de seus corações. Mas, então, eles andam na rua, se golpeado e batem de volta. Isso é o que acontece. "  Ela é homenageada por sua dedicação às canções espirituais, mas como uma Sistren Rasta, uma mãe e um artista que tem uma perspectiva de absorção em outras questões também. Por exemplo, o single  10 " 'Not Alone', que foi lançado pelo selo Wiz Kidz do Oxman tinha algumas letras intrigantes. Está escrito do ponto de vista de uma mulher com responsabilidades e dependentes para cuidar, recusando-se a ser empurrado ou a" trabalhar de graça " . Inevitavelmente alguns ouvintes perguntaram a quem ele visava. Rasheda ri como ela lembra um pouco da reação que ela recebeu.  "As pessoas sempre me perguntam:" quem é você para falar de um ataque '? "E isso se refere à vida de música, a minha vida dentro da música, mas eu respeito a cada um dos produtores com quem trabalhei. Eu não tenho problemas com qualquer um deles. Eu amo-os por me apoiar. Jah sabe que, mesmo que seja tomado um longo tempo, cada canção saiu no momento certo ".  As vibrações continuaram a fluir e do número de produtores que desejam trabalhar com a Sister Rasheda tem continuado a crescer. O último par de anos têm visto lançamentos na Universal Roots,  55 Studio, Wiz Kidz, Deep Roots e rótulos como Jah Warrior. Sua própria etiqueta Sis Rasheda Lionness também foi atender a demanda para as gravações com oportunas re-prensagem do vintage . A independência determinada contribuiu para um perfil que é maior do que em qualquer momento desde o lançamento de seu álbum, mas que sobre o estilo vocal de marca, onde é que isso veio?  "Eu fui inspirada por Marcia Griffiths, Phyllis Dillon e muitas cantoras . 'Prophecy' por Fabian, é isso em uma música. É tão doce." Se há uma posição a ser tomada, não deixe meu povo ser abandonado. "Eu só me pergunto às vezes se quem está no poder ver que eles estão abandonando a fome, abandonando os pobres. As pessoas são boas, você sabe, até que você colocá-los sob pressão e, em seguida, eles mudam. Essa música, parece que eu ouvi dizer que a partir de criação ".  Vínculo de Rasheda com Reggae e sistemas de som, de fato, voltar um longo caminho. Ela cresceu em South East de Londres e costumava avistar Jah Shaka carregar caixas de alto-falante para o Moonshot em New Cross a caminho da escola para casa. Isso provocou um interesse e ela ainda era uma adolescente quando participou de seu primeiro baile com Shaka.  "Jah Shaka, Coxsonne, Quaker City". Escutei os sons de uma idade bastante precoce. Fiquei tão interessada na mensagem que saiu dos alto-falantes. Eu costumava ler livros e assistir a televisão, mas isso não foi a inspiração . Foi através de mover-se com as pessoas que eu vim a perceber que a luta era realmente sobre. Sistemas de som entregam a música, eles constroem suas casas, compram os registros, pagam os artistas para as promoções. Quando eles colocaram um registro no convés é o mais poderoso e belo sentimento do mundo do homem sério, é brilhante; maior do que um jornal ,uma notícia instantânea ".  Já em 1981 a voz de Rasheda podia ser ouvida vindo dos alto-falantes em sessões de sistema de som. Nessa época, ela havia se mudado para Wolverhampton com sua família. A mesma curiosidade determinada, que tinha a levado a partir desses lampejos iniciais de alto-falantes do Shaka para tornar-se uma seguidora regular do sistema de som, serviu-lhe muito bem mais uma vez.  "Mais uma vez eu estava procurando. Ouvi dizer que este homem estava em seu estúdio fazendo música. Meu  homem-rei me levou lá para encontrá-lo. Assim que eu cheguei ele colocou uma música e eu cantava algo que eu estava cantando para mim mesmo por alguns dias antes. Eu estava lendo livros sobre Shashamane e as vibrações de Sua Majestade Imperial,e a minha livity estava muito forte. Quando cheguei ao seu estúdio, que a música era apropriada para me expressar o que eu estava sentindo. Essa foi a primeira vez que eu gravei. "  O produtor era Ras Muffet e a música era "Shashamane '. É um dubplate com uma popularidade incrivelmente duradoura entre seguidores do sistema de som e ainda obtém uma resposta arrebatadora desde quando foi tocada em uma pista de dança em 2006. Um grande feito para uma primeira gravação, mas Rasheda passou a ser uma escritora de música muito consistente. Ela tem sido uma artista central na cena 'UK Dub' desde seus primórdios e parece ser uma parte importante do seu futuro também. O rótulo Sis Rasheda Lionness foi concluído a primeira fase do seu programa repressor e agora vai se concentrar em material inédito. O próximo 12 "será 'Earthquake/World Crisis, que se deve muito em breve. Earthquake' é uma produção conjunta com Tenastelin, e"World Crisis "foi gravada no Conscious Sounds com Dougie Wardrop e Jerry Lionz.  Tendo já ouvido a sua história com mais detalhes, eu ainda não tenho certeza se Sister Rasheda será ainda melhor. Ela não é de seguir qualquer caminho pré-determinado; não para uma mulher, artista do reggae das Raízes no Reino Unido. Ela está seguindo seus instintos e reagindo às vibrações. Eu não sei se ela gostava de ser entrevistada. Ela é totalmente independente e suas respostas são imprevisíveis. Suas opiniões estão bem realizadas, sua memória de nomes, datas e lugares um pouco menos. Eu nem tenho certeza se ela é a Irmã (Sister), a Rainha (Queen)ou a Imperatriz (Empress) Rasheda. Ela não parece muito incomodada.  "Eu não me importo de ter tantos nomes. Uma jovem sistren Rasta será chamada de Princess, Sis é Irmã. Imperatriz só vem quando você está mais madura. Roots Records colocou Empress (Imperatriz) no LP. Oxman quando me chamou de Queen Rasheda eu tinha para ir buscar mais um pseudônimo no departamento de realeza! "  Eu me perguntava se a pessoa viveria até a voz enigmática. Eu não precisava ter me preocupado. A próxima vez que eu ouço vozes da Sister Rasheda vindo dos alto-falantes em uma dança das mesmas vibrações que serão definitivamente fluindo...
---------------------
http://www.culturereggae.co.uk/Rasheda.html
----------------------

Albums


Hail H.I.M. 2 versions Roots Records (2)
1995

Singles , EPs


Psalms 61 (Hear My Cry)(12") Jah Shaka Music SHAKA 862 1987

Only Jah Worthy / Give Jah Praise 2 versions Sis Rasheda Lionness Music
1992

Genocide(7") Twinkle Music NG 108 1992

Give Me More Of Jah Loving(7") Rockers International none 1993

Hail H.I.M. 2 versions Roots Records (2)
1994

Earl 16* & Rasheda* - Do You My Love(7") Rockers International none 1994

My Eyes Open(7") Message none 1994

Lion(7") Rockers International none 1998

Under Surveillance(12") Stealth Entertainment 5799 1999

Sister Rasheda & Soothsayers Horn Section, The* / R.D.K.* Meets Disciples* - Hard One Fe Dem / Hard Dub Fe Dem(10") Universal Roots UR10-004 2005

World Crisis(12") Sis Rasheda Lionness Music RLM005 2006

Sister Rasheda / Jah Warrior Feat Jah Mason - Jah Is Love / Don't Cry Dub Wise(10") Jah Warrior Records JW10004 2006

Rasheda* / Mystikal Heights / Avaran / Zion Gate Players - I Love Jah / Jah Love / Let Jah Be Praised / I Love Jah Riddim(12") Zion Gate Music ZG013 2007

Truly Blessed(7") Studio 55 55.08 2007

Rasheeda* / Mix Blessings Band - Civil War / Civil Dub (Sweet Serenade)(7") Dill-Ox Inta DO 13 2008

Empress Rasheda* / Chanter / Idren Natural / Culture Freeman - First Come Jah / Moving Out / Now You Can See The Smoke / Final Call(12") King Shiloh Records KS012-2011 2011

Thinking Of You(12") Kristal Beach Records K9B 003 Unknown

Rasheda* & Sister Zebby - King Selassie-I(12") Kristal Beach Records K9B 004 Unknown

Not Alone(10") Wiz Kidz none Unknown

Each One Teach One(7") Message none Unknown

I An I No Fear / Fly I Flag(12") Sis Rasheda Lionness Music RL 002 Unknown

Nenhum comentário: