Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, julho 22, 2015

EVAN BELIZE
























------------------------------------------------------------
Evan Belize nasceu no que era então as Honduras Britânicas, e agora é Belize, para Gwendolyn Fortune e Benel Trapp. Sua avó era de Gales Point Manatee, uma pequena península, ligada a Dangriga. Quando ele era criança, a mãe de Evan iria levá-lo lá para visitas freqüentes. O mundo no início de Evan foi embalado com um monte de histórias reais contadas por esses grandes poetas: Song, Dance, Rhythm and Vision..Evan freqüentava a igreja com sua avó, uma adventista do sétimo dia, sua mãe, uma católica, e às vezes com a mãe, às vezes por conta própria, ele freqüentou o que foi um chamado para a Igreja, a Igreja de Deus em Cristo. Foi aí que a música em si foi descoberta. Uma combinação de mulheres negras, jamaicana,de Belize, e americanos, colocaram esses ritmos juntos, e ele ficou hipnotizado. Não havia como voltar atrás. Devido a essa igreja, ele teve a chance de atuar em muitos shows no início de sua infância.Ele se lembra cantando  Joseph, e também Little Moses. . Evan se lembra de cantar para uma criança que fora batizada. Evan continuou a desfrutar de atuação. Muitos anos mais tarde, ele cantou Moses novamente, desta vez em Santa Cruz, Califórnia. Evan tem sido um mágico, um contador de histórias, um dançarino, um artista, um construtor de barcos .Evan ficou sério sobre sua música em 1973, quando ele ganhou sua primeira guitarra a partir de um velho coletor de lixo velho com o nome de Mr. Posse. Evan estava vivendo com sua avó no momento. Ele parou o Mr. Posse quando ele estava passando a casa ,em sua maneira de trabalhar. "Se você ver qualquer guitarra no despejo", disse ele, "eu gostaria de ter uma". Na semana seguinte o Mr. Posse apareceu na porta, "Eu encontrei uma filho. Mas ela vai te custar 9 dólares .." Isto era um monte de dinheiro para o jovem Evan. Então, sua avó lhe deu o dinheiro. E Evan, o músico, nasceu. Desde então, ele aprendeu a tocar todos os instrumentos que você vai ouvir em seus CDs. Ele tocou com os melhores músicos de Belize ao redor no início dos anos 80 .. A primeira vez que Evan registrou foi com o melhor escritor e compositor de Belize, José Wagner. Evan estava tocando baixo em uma banda que ficou em segundo lugar em uma "Batalha das Bandas" no concurso com a música de Wagner,  "Sunshine Wonder." A canção, cantada por amigo falecido Evan, Albert Gill, passou a ser o número um na parada na Radio Belize (agora chamada de LoveFM), que naqueles dias era a única estação de rádio em Belize. Hoje em dia, se você quiser ouvir uma estação de rádio de Belize realmente quente, escure essa.De qualquer forma, a banda deveria se apresentar em Cuba, mas houve uma eleição chegando em Belize, e eles não foram por causa da política. Embora Evan estava desapontado, como se viu, em vez de viajar, eles fizeram uma fita para enviar para Cuba. E essa foi a primeira vez de Evan em um estúdio.   De lá, ele continuou com Joseph Wagner para cantar no segundo comercial de Belikin, Cerveja de Belize (também cantada por Albert Gill). Ele tocou congos e cantou para um grupo de escola, The Road Runners. Tocou para  Glenn Blood and the Mediators(também conhecido como Glenn Bood and The Telegram) uma das bandas número um na terra naquele momento. Ele viajou para diferentes lugares como guitarrista e back-up vocalista para seu amigo, Albert Gill, mais conhecido depois como Albert Roots. Ele também usou para fazer backup de outros jovens para cantar em concursos.  Evan sempre foi interessado pela escrita. (Esses dias, escreve e organiza todo a seu próprio material.) Quando ele trabalhou com Joseph Wagner, que escreveu suas próprias canções, Evan estava muito curioso sobre como você escreve uma música. Mas ele nunca viu Joseph realmente escrever uma canção. Em seguida, uma vez Joseph disse Evan para organizar a sua própria linha de baixo. (Evan estava brincando de levantar-se com o baixo no momento, usando um baixo de propriedade de grande baixista do Belize, o Sr. McGregger da banda Harmonious Harmonists) E esse foi um avanço para Evan.  Outro avanço aconteceu quando Ken Lazarus, vocalista para Tomorrow's Children, veio para o Teatro Palace, em Belize. (Naquela época, Lázaro tinha sido recentemente eleito o número um artista Reggae em todo o Caribe.) Evan passou a ficar sentado à direita na parte de trás dele,Earnest Smith e outra pessoa. Ele os viu  a escrever uma música e, em seguida, ir direto para o palco e trabalhar com isso. Isso foi uma grande inspiração para Evan. "Agora eu sei como escrever uma canção", ele disse para si mesmo. Evan nunca mais esteve interessado em tocar covers depois disso. E se ele fez tocar uma ele sempre quis mudá-la. ".E isso me fez apanhar em apuros,algumas vezes", diz ele.   Evan vem realizando desde o início dos anos setenta. Ele já se apresentou a solo; foi apoiado pela Dubstitute Band (a equipe da Unshakeable Race);  teve sua própria banda, Earth Forces, e abriu para vários artistas conhecidos. Junto com Norma Frazer,Evan abriu para Julian Marley. Evan abriu para Eek-A-Mouse, Desmond Dekker, Black Roses, Dub Squad, e muitos outros.   Estes dias Evan tem escrito músicas infantis, que são fáceis, e não tão fáceis. Porque, ele veio a perceber, "Quando eu escrevo uma canção para as crianças, eu tenho que pensar sobre os pais também." Então, se você fosse  ouvir o seu CD ´´Kidsworld ´´você iria encontrá-lo muito bem pensado, com os pais em mente. "Eu tive que fazer algumas mudanças", diz Evan. "Tomemos por exemplo a minha introdução para a música,Grandma.   Minha letra inicial foi assim, ah avó, ah avó O, oh como eu sinto sua falta. Eu me lembro quando meu papai e mamãe estava na penitenciária para beber e fumar crack e cocaína, quando você tinha que me levar para a escola. O quanto eu sinto sua falta. Agora eu conheço muitas crianças para quem isso era um fato. Não eu. (Embora a minha avó e o meu avô me levaram para a escola). Mas eu mudei porque eu não queria machucar ninguém. " Os  artistas de Belize favoritos de Evan, muitos dos quais ele conheceu em Birds Isle incluem "o grande" Lord Rhaburn, "o grande" Nelson Diamond, e "o grande" Bertie Martines, para não mencionar "o grande" Me. Wilfred Peters! E Mr. Tally Bood, pai de Glenn Bood. "Oh, ele era bom no trompete! Ele me fez lembrar de Louis Armstrong," Outra influência musical em Evan foi "the soulful" Harry Shaw. "Ele poderia estar cantando em inglês e de repente ele iria sair em espanhol." Diz Evan, "Hoje em dia temos todos os tipos de estilos que saem do Caribe, da África, fora de todo o mundo. Em meus dias anteriores eu estava exposto ao Calypso: Mighty Sparrow and the Troubadours, Lord Kitchener....Eles eram meus heróis. Eu estava tão feliz que cheguei a ver s Mighty Sparrow and the Troubadours tocar ao vivo ". A música de Belize nos primeiros dias de Evan foi uma combinação de Brukdon, Lash Weh e  Boom An'chime.Você pode encontrar os aspectos de todos eles em suas canções. "Eu não posso deixá-los ir. Essa é a fundação. Mas quando eu escrevo uma canção, eu não tento escrever qualquer estilo particular de música. Eu só a deixo acontecer. Eu acredito que uma canção pode compor-se, pelo menos, é isso que eu sinto. São todas as raízes comigo posso assim dizer ".  Evan gosta da música de Miriam Makeba, Louis Armstrong, Bella Carib, Bob Marley, Peter Tosh e mais músicos do que você pode nomear.Ele escuta a música clássica, ouve country. Evan não se preocupa com ouvir qualquer um estilo particular de música, ou ser um estilo particular de músico. "Reggae, eu amo! Soca, eu adoro isso, Ska!, paixão. Dance Hall. É isso!"  Ele exprime este pensamento em uma música que você pode ouvir no seu CD: ´´We Are One´´ ou ler em seu livro: Songs of Poetry..
Em 2007 Evan Belize gravou um álbum em tributo á Peter Tosh:King of Rock and Reg: A Tribute to Peter Tosh,onde trouxe temas como Words Songs and Power, Rock and Reg ,King of Rock and Reg, Queen Sheila ,It's Love, Mount Zion ,Andrew My Son (um tributo á Andrew Tosh),Peter's Followers, I-man Free-man ,Son of A Peacemaker ,New Psalm 121 ,Rasta Heaven ,He No Dead ,Rasta Congregation ,His Name is Peter e Clean Cut Man...
---------------------------
http://evansbio.blogspot.com/
----------------------------
DISCOGRAFIA

Albuns

 
 
2005
 
2007

King of Rock and Reg: A Tribute to Peter Tosh
2007

Nenhum comentário: