Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, janeiro 03, 2023

SOLJIE HAMILTON-TRIBUTE

 









---------------------------------------------------------------

É tão triste saber que o veterano engenheiro jamaicano Cedrica Anthony Hamilton, mais conhecido como Soljie ou Soldgie, infelizmente morreu em 24 de dezembro de 2022,aos 69 anos. Esta é outra grande perda para a música reggae. Aqui está uma entrevista com Soljie feita pelo falecido Tero Kaski e Pekka Vuorinen durante sua visita à Jamaica em 1983.  (Obrigado a Pekka por nos permitir publicar a seguinte entrevista)--Soljie diz:  Comecei a mixar por volta de 1978, aqui no Channel One. Eu estava trabalhando apenas com todo mundo, com todos os outros produtores, mas não em grande escala naquela época. Não fui reconhecido, até que fui colocado em cena por realmente Sly ans Robbie e outros membros da equipe do Channel One, como Joseph Hookim e Ernest Hookim, os proprietários. Desde que inventei o estilo Taxi, estilo Sly and Robbie, depois fui reconhecido, e outras pessoas vieram depois do estilo.  Sou empregado do Channel One, Scientist também. Muitas pessoas , dentro de nós mesmos, eu e o Scientist , realmente não viam isso como competitivo. Mas outras pessoas ,produtores ,viam dessa forma. Se você está lidando com isso de forma competitiva, você sempre tenta dar o seu melhor, mas desde então, desde que estou indo para a escola, sempre tentei dar o meu melhor, mesmo nos meus trabalhos escolares. Crescendo e trabalhando para mim e percebendo a vida, sempre tento fazer o meu melhor. Mas acho que trabalhar com o Scientist é muito bom, não há nenhum problema com ele.  Tem um LP que sai, gravado por Soljie mas mixado por Scientist. Provavelmente não estou por perto para fazer algumas das mixagens. No negócio somos apenas nós dois engenheiros que eles falam no exterior, então se não é Soljie deve ser Scientist. Então, eles têm que colocar essas duas fortalezas nele. Às vezes, as faixas são colocadas por Scientist e mixadas por Soljie. Para mim, Bunny Tom Tom é um engenheiro muito mais reconhecido do que eu. Bunny me ensinou o trabalho. Bunny me ensinou tudo sobre como operar o console. Eu o respeito bastante.  Número um: tem muito a ver com o equipamento com o qual você trabalha. E de novo: o engenheiro. Desde que você conheça o som que deseja e tenha o equipamento para realmente obter o som que deseja, você o obtém. Você pode não ter, como no exterior – estrangeiro – você tem a quantidade de equipamentos que deseja. Jamaica você não é,não estamos bem equipados mas podemos ouvir coisas de outros discos que são mixados no exterior e podemos chegar o mais perto que quisermos. Os engenheiros têm muito a ver com os sons que obtemos aqui. Muito trabalho duro, pensamento e experimentação.  Os músicos têm muito a ver com a sua gravação. Ter os músicos que são capazes, músicos que – quando tocam sabem o que tocam – não tem nada de solto no que tocam. Eu trabalhei com Sly and Robbie. Sendo o engenheiro deles localmente, sei exatamente o som que eles desejam. Desde a chegada, gravação e mixagem, eles apenas deixam isso comigo. E quando eles sentem que querem algo extra, eles podem entrar e dizer “Soljie, acho que você deveria tentar isso”.  Soljie no Channel One 1983 Soljie no Channel One – 1983 (Foto cortesia de Pekka Vuorinen)  Eu era um membro da Força de Defesa da Jamaica. Naquela época, estando no exército, eu costumava ir ao Channel One, estudei muitas revistas de áudio sobre consoles e tudo mais. O dono do Channel One veio um dia e eu disse: “Gosto de saber operar um console”. Ele disse: “Você sabe alguma coisa sobre consoles?” Eu disse: “Eu li sobre eles e acho que se eu no estúdio puder olhar em volta e ver o que está acontecendo, então posso entender, porque sou alguém fácil de aprender qualquer coisa”. Eles disseram: “OK” E, finalmente, deixei o exército e, logo que deixei o exército na noite de quinta-feira, comecei a trabalhar na manhã de sexta-feira no Channel One.  Nossas sinceras condolências à família e seus amigos....

-------------------------------------------

https://www.reggae-vibes.com/articles/2022/12/soljie-hamilton-has-died-r-i-p/

Nenhum comentário: