Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, abril 15, 2019

HERNAN ''DON CAMEL''SFORZINI









































----------------------------------------------------------------------------------
Hernán "Camel" Sforzini e seu álbum The Final Battle Hernán "Camel" Sforzini e Horace Andy A liga de reggae da justiça Depois de reunir todas as versões locais e internacionais de reggae The Beatles nos álbuns The Green Album e Hemp !, Hernan Sforzini - mais conhecido como Camel e um nativo de Lanús,Argentina , dobrou a aposta. O produtor argentino reuniu Roots Radics com Sly and Robbie, e por trás deles, ele poderia adicionar a toda a primeira página jamaicana do gênero. O resultado é The Final Battle, um álbum pelo qual ele gravou lendas como Lee Perry, Horace Andy e Ken Boothe, aproveitando suas visitas ao país, e foi para a Jamaica se juntar a Max Romeo, The Congos e Toots Hibbert, do Toots And The Maytals.:  Hernán Sforzini (também conhecido como Camel) acaba de terminar um dos melhores álbuns de música jamaicanos do ano. Em 2005 o amor pela música jamaicana deixou-o em apuros: "O que aconteceu foi que o organizador daquela data eu tinha emprestado coisas para aquele festival: amplificadores, uma bateria; o ponto é que quando foi suspenso, todas essas coisas foram roubadas, o que não era meu, mas patrocinadores do Holy Piby, minha banda na época. E ninguém sabia de nada ou que os idiotas fizeram, mas como inspetor descobri que a bateria estava no Brasil. Quando entrei em contato com o produtor, ele me disse para ter certeza de que, quando ele retornasse ao país, ele voltaria e era assim ". A questão é que o brasileiro em questão foi o promotor de Israel Vibration e Tribo de Jah, que também foram roubados de coisas que, claro, nunca apareceram: "Depois de um ano ele veio tocar Alpha Blondy no Luna Park e no Brasil. Ele liga e me diz que estava indo para Buenos Aires com a bateria. E nós éramos amigos, logo depois ele me propôs trazer Israel Vibration e produzir isso: foi muito caótico porque era a próxima vez que eles vieram e não puderam tocar ”. Naquele dia, havia muita gente irada que não queria receber a passagem de volta, mas foi lá que Camel conheceu Errol ''Flabba'' Holt. Camel, que é assim chamado por causa de sua semelhança com o modelo da publicidade de cigarros , toca The Final Battle, o "choque" que acabou de ser produzido junto com uma seleção dos melhores músicos jamaicanos ao vivo e que traz Roots Radics com Sly and Robbie, e se sente o homem mais feliz do mundo. Mas tudo começou quando ele conheceu Errol 'Flabba' Holt: produtor e baixista da Roots Radics, lendária banda de reggae (Bunny Wailer, Prince Far I, Gregory Isaacs, Eek A Mouse, etc). A relação entre os dois se fortaleceu quando eles voltaram ao país para tocar com Nonpalidece dois anos atrás, que o levaram para Afro, seu estúdio em Lanús, para gravar algumas músicas. Até então, Camel já havia conquistado o respeito da comunidade global de reggae com a edição do Hemp !, a continuação do The Green Album: lá  Camel misturou bandas locais como Los Cafres, La Zimbábue, Los Pericos, Humanidub, Yatains ou Sig Ragga. com bandas brasileiras e figuras internacionais do gênero como Yellowman, Don Carlos, Steel Pulse, Raging Fyah e Dennis Bovell. Quarenta e oito canções em um álbum triplo de covers dos Beatles em chave de reggae que foi incluído entre os dez marcos da música fora da ilha, segundo o jornal Jamaica Observer. Ainda me lembro da primeira vez que ouvi Ziggy Marley sobre um amigo: o que é isso? Reggae? Bem, eu gosto de reggae ", lembra ele. Seja tocando, produzindo ou plantando árvores (sua outra paixão: com o projeto Planta  e Canta e plantou mais de 300 árvores em quase 15 anos, mudando um pouco o ar para sua amada Lanús), Camel não para: começou como DJ aos 12 anos Aos 17 anos, trabalhou quatro dias por semana em Pajarracos, o primeiro álbum de salsa do país; um ano depois, viajou a Cuba para estudar com Roberto Vizcaino e depois para a República Dominicana, para aprender com professores como Alex Acuña, Ramiro Mussotto e Changuito. Freddie McGregor e Hernan Sforzini Além de ter gravado com Afro, Sly e Robbie, Lee Perry, Horace Andy e Ken Boothe aproveitando suas últimas visões do país, Camel conseguiu patrocínio e viajou para a Jamaica para continuar gravando, entre outros, Max Romeo, The Congos , The Mighty Diamonds e Toots Hibbert, do Toots and The Maytals (banda favorita de Keith Richards). "O que aconteceu comigo é que eles sempre me disseram para deixar meu companheiro ou taxista passar; e quando eu disse a eles que estava andando sozinho, eles me disseram: 'Oh, você é corajoso'. Eu sempre fui o mesmo. Muitas vezes o que falta é isso e me sinto confortável nesse papel de reunir energia. E para eles também acrescenta porque ele é capaz de que nenhum de seus álbuns solo tenha a relevância que este álbum possa ter. Além disso, este foi o momento: a próxima geração não terá mais o privilégio de ter todos esses músicos reunidos em um disco: eles serão todos figurinos ”. Camel de alguma forma adotou os músicos como um dos seus, mas também diz que em Port Antonio, no nordeste da Jamaica, eles o perseguiram por 6 quilômetros por tirar uma foto em um portão de metal de 8 metros todo pintado com desenhos Rastafarians "Eles eram incríveis, mas havia uma porta aberta, então pedi permissão a uma senhora que estava varrendo, fechei e tirei a foto. Mas quando abro novamente, vem um sujeito dos fundos do estacionamento e grita: "Bombo Clat !! Nós pagamos para pintar isso e agora você vai ter que me pagar ". Eu não sei como, mas consegui escapar de lá com o carro; mas a seis quilômetros de distância eu parei em um posto que vendia coco e laranjas de repente, o mesmo ''chabón'' apareceu novamente. No final, quando lhe dei três dólares, ele percebeu que era mais louco do que ele e que ia me plantar (risos). Eu moro aqui em Lanús, eu passei por todos eles, mas procurando por Rockers, uma loja histórica de discos em Kingston, eu estava com medo: aí está você, um coelho branco na caverna dos coelhos negros. Você é fosforescente Mas no mesmo dia, aconteceu comigo que eu estava perdido no bloco onde fica a loja de discos Rockers. E em um momento eu inverto o carro e ouço. "Ei Camel!" E foi Flabba, que me fez instruções como um pano para estacionar. Lá na loja de discos ele me apresentou ao Príncipe Alla, outra lenda jamaicana. " A conexão com Sly And Robbie foi este ano, quando eles tocaram como The Original Sound of Black Uhuru. Se a Roots Radics é a chave para o surgimento do dancehall no início dos anos 80 (Sly and Robbie pode ser "a" base rítmica mais requisitada e bem sucedida no planeta: só Paul e Ringo devem ter gravado tantos sucessos. Além de ter tocado com Peter Tosh e Bunny Wailer, eles gravaram com Serge Gainsbourg, Grace Jones, Bob Dylan, Herbie Hancock,Manu Dibango, Mick Jagger e The Rolling Stones: "Apesar de já terem participado do triplo álbum Hemp (eles gravaram com Ali Campbell, do UB40 um cover de "A Hard Day's Night") Eu não os conhecia, mas agora fomos comer algumas vezes. aprendendo muito; Imagine que o selo dos Stones havia lançado o Tosh, e eles o levaram em turnê, então eles viveram aquelas turnês com The Revolutionaries com ele ”. Surpreenda a dinâmica criativa manipulada por esses músicos muito prolíficos, algo que Camel sabia capturar: "Quando estávamos aqui prontos para começar, Robbie Shakespeare vem e diz: 'Me dê as músicas'. Nós já tínhamos falado sobre isso, mas lá eu insisti que as músicas tinham que ser feitas por eles lá: 'Oh, olhe o que eu tenho é: agora temos que inventar seis músicas!' E eles conversaram por cinco minutos entre eles e eles começaram e eles passaram por você. São aqueles momentos em que você prova que Deus existe . A idéia, que curiosamente nunca havia sido feita antes, de colocar um 'choque' Sly and Robbie com Root Radics (típico na Jamaica) é tão ambicioso quanto infalível: "Eles não são Batman, Aquaman ou Superman, mas quando estão juntos É como ''La Liga de la Justicia ". O primeiro desses super heróis a participar foi, seguindo uma série de coincidências e coincidências mágicas, o grande Lee ''Scratch'' Perry, apenas visitando aqueles dias no país. Diz Camel: "Essa semana para mim foi uma loucura porque num domingo nós gravamos com Sly and Robbie e no dia seguinte Lee Perry estava aqui. A primeira coisa que ele me disse foi: "Vou abençoar esse projeto". A visita do lendário produtor e gênio do dub (gênero que com alguns como King Tubby praticamente inventaram) para Lanús foi fundamental para o projeto: "O cara brilhou com Lanús, nós até plantamos uma árvore juntos. Ele pegou um Bart Simpson que estava acima do tanque de água quente por anos cheios de sujeira e também um apito. Agora ele produziu no Abbey Road um disco que saiu, chamado The Black Album, e outro dia eu vejo em um vídeo que o produtor disse que ele estava usando um apito como o principal instrumento das músicas: E foi o mesmo apito que foi tirado  aqui! Para mim é o mais alto de todos. O dia em que ele veio gravou algumas vozes e algumas percussões que na minha vida me ocorreram. Ele está fora de qualquer regra: ele é um cara que redefine a cabeça todos os dias e tudo é novo de novo ". A partir de então, em Lanús ou Kingston, cada encontro teve algo de mágico: na Jamaica, Camel gravou com Toots Hibbert, Luciano, Brinsley Forde, Freddie McGregor, Pablo Moisés, Michael Rose, Max Romeo, The Congos, The Mighty Diamonds, Dean Fraser e Addis Pablo, filho do lendário músico Augustus Pablo " "Para mim, foi como dizer a eles que eu havia montado um time com Messi, Maradona e Agüero. Como eles poderiam não querer tocar? Max Romeo (que também gravou com Perry o clássico ''War Ina Babylon'' de 1976) que encontrei depois de terminar de gravar os Mighty Diamonds.Eu fui a um festival onde sua filha tocou, Xana Romeo. E de lá eu vi um homem velho, que pensou que eu o conhecia e se aproximou: E foi Max Romeo fumando um tuca! Eu disse: "Eu vim pedir um velho para Max Romeo ... e foi você!" Lembre-se que após a gravação foi outra aventura, porque Romeo vive na última casa acima da montanha e não aparece no mapa: um lugar muito agradável, o Adrogué de Kingston segundo Camel, com montanhas como na Suíça, mas sem lojas. Ken Boothe (também conhecido como Mr. Rocksteady) é outro que ele gravou em Lanús: ele escreveu uma canção de amor para a Argentina como se fosse uma mulher. "Mais tarde, quando ele chegou em Lanús, ele me disse que tinha que montar um estúdio como aquele na Jamaica, e ele me deixou reabastecido", diz ele com orgulho. "Embora algumas pessoas capazes vivam em outros países, em geral, sempre mantêm suas raízes. Mas você também tem que entender que eles vivem no paraíso: esse lugar é único no mundo, as vibrações que também tem muito a ver com a música que sai da Jamaica. E mesmo que você não entenda a língua, é uma música que sempre tem uma mensagem: eles estão sofrendo mesmo depois que chegaram pela escravidão, passando fome e tiros. Mas se você se põe a cantar sobre isso e você não vive, quem o ouve perceberá ". Camel ainda gosta de reggae, mas agora o reggae também parece gostar desse Rude Boy de Lanús: "Um disco como este não pode deixar alguém que não ama o gênero. Eu acho que eles percebem isso porque todos se envolveram. Não depende muito de que parte do mundo você é, mas quanta energia você tem para realizá-lo. Mas o lugar que você tem que vencer: você não pode sair como um manequim. O segredo do gênero é que você tem que jogar um pouco e com justiça. O principal aprendizado é não tocar mais: se você faz isso, você machuca os outros músicos: todo mundo tem o seu lugar e isso lhe dá uma cadência. Então, se você tem muito ego, você não pode tocar essa música. Se você não tem mais o ar que precisa, não é reggae. Eu ainda estou tentando aprender isso "...
---------------------------
http://www.pelagatos.com.ar/

Nenhum comentário: