Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, abril 12, 2019

MY ICONIC MUSICAL JOURNEY-Ken Boothe

















--------------------------------------------------------------------
MY ICONIC MUSICAL JOURNEY-Ken Boothe
Quando Ken Boothe entra em qualquer palco, em qualquer parte do mundo, microfone na mão, com a intenção de atuar até o suor escorrer por sua testa e se esgueirar pelas costas, o lendário cantor de reggae é maior que a vida e tem fãs comendo fora do palma da mão dele. Mas quando Ken está em sua casa, que também funciona como um museu de reggae, ele é o avô adorado, que está nas mãos de suas queridas netas, Abrella, Sabrella e Gabrella. E se os nomes deles soarem bem alto, as chances são de que as garotas sejam todas nomeadas em homenagem ao hit de seu avô, Artibella.  Artibella foi certamente uma das canções que definem a ilustre carreira de mais de 50 anos do lendário Kenneth George Boothe, OD, que lançou seu primeiro álbum, Mr Rock Steady, aos 17 anos. Este álbum incluiu inúmeros sucessos, incluindo :The Girl I Left Behind, When I Fall In Love, I Don’t Want to See You Cry, Home, Home, Home and Puppet On A String.. Então, em 1971, Ken Boothe agitou as paixões de um povo com a música Freedom Street, e desde então vem percorrendo o mundo como embaixador musical, levando a bandeira da Jamaica para o alto.  A jornada de Ken já foi narrada em um livro intitulado ''My Iconic Musical Journey'', que está programado para ser lançado em maio pela Pageturner Publishing House. O livro estará disponível localmente e em todas as plataformas de mídia digital. De acordo com os editores, os detalhes de distribuição para o Reino Unido e Europa - onde Ken tem uma grande base de fãs, tendo músicas número um lá desde 1974 - estão sendo negociados.  Do livro, Ken diz:  ''My Iconic Musical Journey'' é minha história. Eu vivi isso. Eu andei todas essas milhas para o Studio One. Eu era o único que Duke Reid perguntou a Stranger Cole se eu poderia cantar.
Uma pergunta que foi respondida no momento em que comecei. Esta é minha história. Eu vi muitos dos meus outros irmãos na música transcenderem, e ou a memória deles se esvai ou as histórias que são contadas não são autênticas. Acredito que a melhor pessoa para contar sua história é você.  E parte integrante dessa história é a gênese de Ken. Acredite ou não, o grande cantor, Ken Boothe, na verdade começou como um dançarino. O grupo chamava-se Jack e Jill e compreendia ele e sua irmã Clover. Mas Ken logo se transformou em cantor e quando tinha 10 anos, sua mãe, Irene Boothe, costumava levá-lo para o YMCA na North Street, perto do Kingston College, onde ele cantaria seu pequeno coração.  “Eu nem conhecia as palavras de algumas das músicas, mas eu inventava as músicas. Há muito tempo eu faço isso você sabe, ”ele disse com um sorriso.  Ken, que é um seguidor de HI Haile Selassie, credita a sua mãe, uma Maroon e uma das primeiras ''Garveyites'', por ensinar-lhe as escrituras e por passar-lhe o talento de cantar. “Minha mãe sempre cantava. Ela estaria lavando e cantando. Era uma piada que quando minha mãe se aproximava de qualquer lugar que você pudesse saber, porque seu canto a precedia.  Ken também elogiou seu amigo e colega, Winston "Stranger" Cole, que foi fundamental no avanço de sua carreira.  “Estranho foi a pessoa que me levou ao produtor Duke Reid, e foi aí que consegui meu primeiro pagamento real. Dez libras ”, disse ele. Era muito dinheiro para Ken que ele não sabia o que fazer com ele, então ele levou tudo para sua mãe. Mas, se não fosse por Stranger, isso nunca teria se materializado, porque Ken não tinha roupas para usar naquele passeio. "Meu pai era um homem rigoroso e nossas roupas boas foram guardadas em segurança, e não havia como eu ir pedir a ele por elas."  Portanto, um estranho de lápis veio em socorro do "menino gordo". Ele emprestou a Ken um par de calças.  "As calças eram tão apertadas que não dava para fechar", lembrou Ken com uma risada.  A dupla, que se tornou conhecida como Stranger And Ken, lançou em seguida várias faixas entre 1963 e 1965. Eles gravaram Artibella para o produtor Sir Coxsone, e foi aí que Ken conseguiu seu segundo grande pagamento, um gritante vinte e cinco quilos. Desta vez, Ken deu uma porção para sua então namorada (agora esposa) que estava grávida, e depois foi às compras na grande loja de departamentos no centro de Kingston, Bardowells.  Enquanto Bardowells não existe mais, Ken, aos 71 anos, continua a levar suas façanhas musicais a alturas ainda maiores, atuando em lugares distantes do globo para platéias lotadas. Em dois meses, Ken fará as malas e partirá para a Europa para mais uma turnê de países que nem falam inglês, mas cujos dependentes de reggae entendem completamente e adotam a linguagem musical de amor de Ken.  Ken é o primeiro a admitir que esse caminho não tem sido fácil, mas desde os tempos em que morava com os pais no prédio de 12 xelins por mês em Denham Town, ele sabia que estava sendo preparado para essa missão.  "Não é uma jornada fácil, mas você sabe o que eles dizem, não há negócios como show business", declarou ele...
--------------------------------
http://jamaica-gleaner.com/article/entertainment/20190407/ken-boothe-shares-my-iconic-musical-journey?fbclid=IwAR3wAn0tmjutFkgr57XedcHBHLh4VV-C4M24h5wdbNAxot-WAXCCuddkeDs

Nenhum comentário: