Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, junho 15, 2014

NOEL DAVEY
























 --------------------------------------------------------------
O tecladista Noel ´Sleng Teng´´Davey tocou com muitos artistas seminais do reggae..
Pontos fundamentais na cultura popular são notoriamente difíceis de identificar. Não é assim com a mudança sísmica da música jamaicana longe de usar música ao vivo para gravações em estúdio, de cabeça no mundo de fazer batidas inteiras apenas com sintetizadores, ou de música digital como alguns denominá-lo com amor ou desprezo.  Tudo começou com o ritmo Sleng Teng em 1985, na etiqueta do Jammy, e tem continuado desde então, com os debates sobre temas inerentes e musicalidade.  E ao contrário de muitos pontos de viragem, não tem havido muito debate sobre as figuras-chave no momento em Waterhouse, Saint Andrew, o tecladista Noel Davey, o cantor Wayne Smith e produtor Lloyd 'King Jammy "James.  Dos três, no entanto, Davey é o menos conhecido e reconhecido , embora ele conta uma história da criação Sleng Teng em que ele foi o principal músico, literal e figurativamente.  Ele diz que gravou o ritmo em cerca de Dezembro de 1984 no estúdio de Jammy e "a coisa toda surgiu quando eu consegui esta máquina Casio". É um Casio MT-40, um pequeno teclado que pode ser operado por baterias, e ainda funciona. Davey demonstrou ao The Sunday Gleaner tocando não só o Sleng Teng, mas também o ritmo de Temper de Anthony Red Rose, o que ele fez para o rival de Jammy ,King Tubby.  Jovens Talentos  "Porque eu tinha um pouco de jogo de escaleta, as pessoas costumavam ver o meu talento e dizer se esse jovem tivesse um teclado, ele faria muito melhor. Assim, quando o grupo de reggae)Wailing Souls subiu para a América, Garth Dennis (um dos  membros do grupo) veio até mim e disse: 'Você sabe Noel,que vou enviar um teclado para você? "  "Eu e os grupos de Waterhouse tivemos uma boa ligação - Black Uhuru, Wailing Souls, Junior Reid, Half Pint . Eles chamam de canto Big Road; eu costumava ir por aí, eles costumavam ver certo talento em mim, então eles vão para o exterior e obtiveram este teclado e o trouxeram para mim  ", disse Davey.  Davey indica o teclado com a mão esquerda como ele reconhece o espírito de boa vontade que o levou ao Casio.  "Essa coisa saiu de pessoas que realmente pensaram em desenvolvimento, tentando ajudá-lo", disse ele.  Smith, disse ele, entrou em cena na ausência do amigo de Davey e parceiro musical Neville Brown, que migraram ,que foi quando Wayne começou a ficar comigo".  Ele teve o Casio MT-40 para talvez alguns meses , antes do Sleng Teng aparecer a partir das redefinições e pegar a minha orelha. "Nós tivemos, mas brinca ele. Às vezes você diz a si mesmo que é realmente pequeno", disse Davey.  E ele descreve o momento em que ouviu pela primeira vez o que ficou conhecido como o ritmo Sleng Teng , em homenagem a música de Wayne Smith, como sendo "como um acidente".  "O que aconteceu com essa coisa, porque eu ainda tinha minha mente um piano maior e coisas maiores. Então fizemos brincadeiras ao redor dos botões, pois eu mesmo fui ao redor deJammy do e eu joguei uma partida de ritmo lá antes do Sleng Teng", disse Davey.  Ele não ouviu falar  do ritmo, já que, ao contrário do Sleng Teng, que é um grampo dancehall.  Ele disse que a inspiração para Sleng Teng veio de um momento que saiu. Foi quando eu e Wayne Smith estávamos lá. Ao tocar e tocar algum botão, um som saiu." Davey recria rapidamente o momento de quase 27 anos atrás ("como você estaria fazendo assim agora") e a famosa linha de baixo de Sleng Teng , indo a uma velocidade de um velocista dopado, enche a pequena sala de entrevista no The Gleaner.  Mesmo nesse ritmo, porém, Davey reconheceu algo promissor. "Eu disse a Wayne, 'Você ouviu isso?'. Ele disse ao jornal The Sunday Cleaner. No entanto, como eles estavam apenas brincando com a máquina, o som "foi embora".  Ele foi transferido "após outro par de semanas", quando, novamente, Davey e Smith estavam com a máquina e o som veio de novo "; mas desta vez, eu percebo o que aconteceu, qual botão e como o atraso veio e tudo."  Chegando ao estúdio era outra parte do processo e Davey disse que "ele decidiu se ele quer ir para Jammy . E ele tem o link com Jammy . Eu nunca realmente sabia do Jammy".   Antes disso, porém, Davey disse: "Eu finalmente coloquei para baixo  este ritmo reggae".  Mais uma vez, ele ajusta um botão no Casio MT-40, e agora o ritmo soa como o Sleng Teng que foi gravado ao longo de centenas de vezes,como  ´´Pumpkin Belly´´ do Tenor Saw e ´´Lodge´´ do Bounty Killer entre as numerosas gravações populares para o qual forma todo o alicerce essencial.  "Talvez a essa velocidade", disse Davey. "E, claro, quando chegamos lá no Jammy ele disse quer ir para baixo um pouco mais."  Completando o ritmo, Davey disse que "todo o trabalho de teclados  foi feito por mim", procedendo a desempenhar as frases. O Sleng Teng foi colocado em uma tarde de domingo, o ´drum and bass´ veio de predefinições da máquina.  O Sleng Teng poderia facilmente ter saído de outro estúdio, como Davey disse: "Eu fui para o Studio Mix com ele e eu ensaiamos com outras pessoas. Outras pessoas cantavam outras músicas, mas apenas aconteceu que nenhum deles era tão grave como a de Jamm. Fomos até o Channel One Studios, mas nunca chegamos a qualquer momento ". A canção que teria sido gravada no ritmo que se tornou o Sleng Teng foi intitulada Rasta Philosophy.  Além disso, houve produtores que ouviram o ritmo e definiram como "muito leve".  Davey disse que Jammy "fez algo com fome de mover-se para algum lugar", observando que tinha ouvido Jammy dizer que "eu quero isso para entrar no ar agora." Além disso, ele colocou palmas no ritmo.  E Davey sabe que existem aqueles que teriam preferido que o Sleng Teng não tivesse saído.  "Algumas pessoas ainda reclamam até hoje sobre o que aconteceu, dizem que mudou a coisa toda", disse ele..
Noel Davey estava ultimamente tocando teclados com Julian Marley and The Uprising Band,e tocou em discos como ´´A Time and Place´´,de Julian..
----------------------------
 http://jamaica-gleaner.com/gleaner/20110918/ent/ent6.html
---------------------------------
 http://www.discogs.com/artist/330409-Noel-Davey

Discografia

Singles , EPs


Banana Man / Noel Davy* and Toney (2) - Ooh La La La(7") Supa Jay Records none Unknown

Nenhum comentário: